Procuradores-chefes das Procuradorias Regionais do Trabalho de todo o país estiverem reunidos hoje (29/02) e ontem na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília, para debater projetos estratégicos a serem realizados no âmbito de suas Regionais, dentre diversos outros temas de interesse para todos os membros do MPT. A Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) foi representada pelo seu vice-presidente, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, durante os dois dias de encontro, que contou, também, com a participação dos coordenadores nacionais do MPT.
O início dos trabalhos de hoje contou com a participação do ministro interino da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Mario Theodoro, que discutiu políticas brasileiras de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade. O ministro anunciou aos procuradores que a SEPPIR, nos próximos meses, irá apresentar à Presidência da República proposta de projeto nacional com metas de implantação de novas ações afirmativas para promoção da igualdade. "Somente com as ações afirmativas conseguimos combater o preconceito, que é uma forma velada de racismo", frisou. Ele destacou, ainda, que o Ministério Público do Trabalho é parceiro fundamental no combate à desigualdade racial no país.
Durante os dois dias de reuniões, os quais o presidente da ANPT, Sebastião Vieira Caixeta, também esteve presente, os participantes buscaram soluções para temas como planejamento estratégico, relacionamento com a sociedade, lotação de membros e servidores, realização de forças-tarefa, alteração da Resolução 86, do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho (CSMPT), dentre vários outros. O MPT Digital, a integração dos representantes regionais da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT) com os juízes gestores, e a retomada do projeto MPT, a sociedade e o cidadão, também fizeram parte da pauta da reunião.