Notícias

ANPT participa de solenidade de recondução da Procuradora-Chefe do MPT em Pernambuco

ANPT participa de solenidade de recondução da Procuradora-Chefe do MPT em Pernambuco

(Fotos: Elysangela Freitas/TRT6)

Na última quinta-feira (21), o presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira, participou da solenidade de recondução da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim, que ficará mais dois anos à frente da Regional. Na ocasião, também foram empossados o vice-procurador-chefe, Rogério Sitônio, a procuradora-chefe eventual, Gabriela Maciel, e a coordenadora das atividades finalísticas, Roberta Komuro.

Em seu discurso, José Antonio Vieira ressaltou que o Ministério Público brasileiro deve sempre lutar pela preservação da sua autonomia e da sua independência, destacando os trabalhos de articulação pela rejeição da PEC 5, que, segundo ele, se aprovada, representaria um “autêntico atentado ao Estado Democrático de Direito”.

Sobre a associada Ana Ribemboim, o presidente destacou a competência, a firmeza e o absoluto comprometimento para com o Ministério Público do Trabalho. “Muitíssimo obrigado pela disposição e pelo desejo acalentado de realizar. Há um traço que nos distingue e define o que talvez possamos chamar de disposição anímica institucional – o quanto de mais de si cada um de nós se mantém disposto a doar para o bem comum. Dessa entrega pessoal resulta a excelência do muito que se faz”.

O presidente do Colégio de Delegados e Delegadas da ANPT, Waldir Bitu, enalteceu o trabalho desenvolvido no primeiro biênio e refletiu sobre as perspectivas para o novo mandato. "Ana Carolina Ribemboim teve a difícil tarefa de conduzir nossa procuradoria nestes últimos dois anos e marcou sua gestão pelo bom senso, sentimento de justiça e solidariedade, qualidades marcantes de sua personalidade. Temos certeza de que coragem e bons propósitos não lhe faltarão pela frente”.

A procuradora-chefe, por sua vez, reafirmou o compromisso prioritário com um MPT altivo, atuante e acessível ao trabalhador. “Entendo que, justo neste momento de incertezas, mais do que nunca, o interesse público deve ser o norte e o parâmetro para a atuação de qualquer gestor. Devemos pensar, antes de tudo, no que melhor atende à sociedade, cumprindo-nos a consecução de ações e medidas que possuam efetiva repercussão social e nos confiram visibilidade”.

Prestigiaram o evento, entre outras autoridades, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima, que ratificou o ato de recondução, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Balazeiro, a presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Maria Clara Saboya, o deputado federal Tadeu Alencar, da bancada pernambucana, e o corregedor-geral do MPT, subprocurador-geral Jeferson Luiz Pereira Coelho.

Clique aqui e confira mais detalhes da solenidade.

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.