Notícias

ANPT participa de solenidade que marca encerramento da gestão do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos

ANPT participa de solenidade que marca encerramento da gestão do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos

A presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Adriana Augusta de Moura Souza, participou ontem (6/08), da solenidade de apresentação do relatório de gestão do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, que concluiu seu segundo mandato à frente do Ministério Público do Trabalho (MPT). Realizada na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, a cerimônia marcou o encerramento de uma gestão que, segundo a presidenta, se destacou pela firmeza, equilíbrio e compromisso com os direitos sociais e com a missão constitucional do MPT, especialmente em tempos de desafios institucionais e políticos.

Durante a apresentação do relatório, que abrange os biênios 2021–2023 e 2023–2025, Ramos Pereira fez um balanço das principais conquistas do período. Ele destacou o fortalecimento institucional, o crescimento da atuação administrativa e a consolidação do MPT como referência nacional no combate ao assédio eleitoral. Também ressaltou o estreitamento das relações com o Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outros órgãos do sistema de justiça.

“Crescemos tanto institucionalmente quanto administrativamente e, ao concluir a missão à frente de nossa instituição, agradeço a colaboração de todas e todos. Acima de tudo, tenho a certeza de que nossa instituição está mais coesa e respeitada pela sociedade”, afirmou o procurador-geral.

Em seu discurso, Adriana Augusta sublinhou o papel central que o MPT desempenhou, ao longo dos últimos quatro anos, diante de um cenário de instabilidade política, orçamentária e social. Segundo ela, a gestão de José de Lima Ramos foi marcada por coragem, criatividade administrativa e profundo compromisso com a defesa dos direitos humanos, que sustentam o próprio Estado Democrático de Direito.

“O MPT esteve no centro de muitas questões sensíveis do país ao longo da trajetória do PGT. Mesmo diante de restrições orçamentárias, instabilidade política, virulência e desumanização das relações, a instituição se manteve firme em sua missão. No campo da administração pública, sua atuação foi marcada por inovação e responsabilidade, mesmo sob constante fiscalização dos órgãos de controle. Ser PGT é ser líder com espírito colaborativo — e Vossa Excelência conduziu essa missão com grandeza, sensibilidade e força institucional”, afirmou.

A presidenta da ANPT também prestou homenagem à vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, pelo apoio prestado nas últimas duas gestões, e fez um agradecimento especial aos(as) procuradores(as), servidores(as) e colaboradores(as) que contribuíram para o êxito da administração.

WhatsApp_Image_2025-08-07_at_15.22.03_1.jpeg

Fotos: de Ubirajara Machado/MPT

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.