O vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, participou na última terça-feira (1º/05) da solenidade de abertura do 16º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat). O evento vai até amanhã (4/05), em João Pessoa (PB), e é promovido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Na solenidade de abertura, que reuniu, além da ANPT, diversas autoridades, entre elas os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, o subprocurador-geral do Trabalho Ronaldo Curado Fleury (representando, no ato, o procurador-geral do Trabalho, Luis Camargo de Melo), o presidente da Anamatra, Renato SantAnna, falou sobre esperança com a nova gestão do STF, a luta contra os acidentes de trabalho, a democracia interna nos tribunais, a valorização da magistratura, a saúde dos magistrados e sobre a precarização do Direito do Trabalho.
Renato SantAnna denunciou, ainda, propostas legislativas que tramitam no Congresso Nacional e que representam ameaça ao Direito do Trabalho, a exemplo da regulamentação da terceirização e do chamado "simples " trabalhista. São destinados a criar figuras de subemprego, trabalhadores de segunda categoria. Não podemos perder a simbologia do 1º de maio para fazer essa denúncia.
*Fonte e foto: Ascom/Anamatra