Ontem, dia 21 de junho, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira, e a vice-presidenta, Lydiane Machado, participaram das solenidades de instalação do Conselho da Ordem do Mérito do Ministério Público e de inauguração das Galerias de Presidentes e de Corregedores Nacionais, presididas pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, que marcaram o início das atividades de celebração dos 18 (dezoito) anos de criação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Instituída pela Resolução CNMP nº 252/2022, a Ordem Nacional do Mérito do Ministério Público será concedida a pessoas naturais ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes e significativos serviços para o fortalecimento do Ministério Público.
A subprocuradora-geral Ivana Santos, atual Vice-Presidenta do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho (MPT), e o subprocurador-geral Jeferson Coelho, atual Corregedor-Geral do MPT, também estiverem presentes e foram homenageados como integrantes da Galeria de Corregedores Nacionais.
Ivana Santos foi a primeira Corregedora Nacional do Ministério, de 2005 a 2007, e, até o momento, a única mulher a exercer o encargo. Jeferson Coelho esteve à frente da Corregedoria Nacional no biênio 2011/2013.
O evento foi prestigiado, entre outras autoridades, pela ouvidora-geral do MPT, Heloisa Rego, pelo Diretor-Geral do MPT, Glaucio Araújo, pelo Conselheiro do Conselho Superior do MPT, Fabio Leal, e pela Chefa de Gabinete da vice-procuradora-geral do Trabalho, Ludmila Reis.
O procurador Ângelo Fabiano Farias da Costa, como ocupante da vaga reservada no CNMP ao MPT, compõe o Conselho da Ordem do Mérito do Ministério Público e fez parte da solenidade de instalação.
Fotos: Sérgio Almeida /CNMP