Mais de 500 pessoas participaram nessa quinta-feira, 7/11, da abertura do 25º Encontro Nacional dos Procuradores do Trabalho (ENPT), promovido pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), no Iberostar (BA). O evento acontece até amanhã, 8/11, e tem em sua programação diversas atividades sociais, muitas delas voltadas para o lazer e o entretenimento dos associados, seus familiares, e os convidados da entidade.
Durante a solenidade de abertura do Encontro, o presidente da ANPT, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, ressaltou o apreço que os associados da entidade têm pela Bahia, com a realização de diversas edições do ENPT no Estado. A ANPT, assim como os seus associados, têm uma relação direta e muito clara com a Bahia, tantas foram as vezes que aqui retornamos, onde fomos sempre tão bem recebidos, disse.
Segundo Azevedo Lima, a promoção dos ENPTs extrapola o caráter meramente social e permite, além do maior congraçamento e estreitamento de laços entre os participantes, a possibilidade de troca de informações importantes para o desempenho de suas atividades profissionais, beneficiando não só a Instituição, mas a sociedade como um todo, que é a destinatária da atuação dos membros do MPT. Esses eventos propiciam que possamos buscar aprofundar os debates e ate mesmo melhor esclarecer aos colegas acerca de questões relevantes para toda a categoria. Tanto em temas referentes a nossa atuação no âmbito das Procuradorias Gerais do Trabalho e da República, quanto no Supremo Tribunal Federal, no Congresso Nacional, no Conselho Nacional do Ministério Público, no Conselho Superior do MPT e em diversas outras esferas, destacou, ressaltando a honra da Associação em poder receber os mais de 500 participantes de todo o Brasil no Encontro.
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Alberto Bastos Balazeiro, por sua vez, desejou boas vindas aos participantes do 25º ENPT. É sempre um prazer receber os membros do MPT aqui em nosso Estado, ressaltou.
Já o procurador-geral do Trabalho, Luis Camargo, apresentou algumas informações a respeito de questões administrativas e desejou um bom ENPT a todos os participantes.
Compuseram o dispositivo de honra da solenidade de abertura do 25º ENPT, também, o senador da República Eduardo Amorim, o conselheiro e representante do MPT no CNMP, Jeferson Luiz Pereira Coelho, o conselheiro do CNMP Cláudio Portela, o corregedor-geral do MPT Manoel Orlando de Melo Gourlart, a vice-presidente e presidente eleita da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Angélica Cavalcanti, o vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, José Robalinho Cavalcantti, e a ouvidora-geral do MPT, Heloisa Pires.
ENPT
O Encontro Nacional dos Procuradores do Trabalho (ENPT) é realizado anualmente pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), com o objetivo de incentivar a integração e confraternização dos seus associados. Durante o evento, são promovidas atividades esportivas e culturais, que envolvem a apresentação de bandas artísticas e a realização de torneios esportivos.