Na tarde de ontem (13), a presidenta da ANPT, Adriana Augusta de Moura Souza, recebeu, na sede da entidade, membros da comissão de aprovados no concurso de auditor(a) fiscal do Trabalho de 2024. A reunião teve como principal tema a busca por apoio político para a convocação dos excedentes do concurso, visando o fortalecimento da fiscalização trabalhista no país.
Durante o encontro, a comissão destacou a necessidade de uma convocação significativa de novos(as) auditores(as) fiscais para que o quadro de servidores(as) da categoria possa ser restabelecido aos níveis médios observados em 2012. A atual previsão, que é de convocar apenas 900 profissionais nos próximos dois anos, está aquém do necessário para garantir a eficiência da fiscalização. De acordo com os membros da comissão, seria fundamental a convocação de, no mínimo, 1800 profissionais.
A ANPT, comprometida com a melhoria das condições de trabalho e a efetividade das políticas públicas de fiscalização, hipotecou seu apoio à causa. A associação enviará ofícios aos Ministérios do Trabalho, Fazenda e Gestão e Inovação, solicitando a ampliação da convocação dos aprovados e o fortalecimento da estrutura de fiscalização.
“A ANPT reforça seu papel de atuação em prol da valorização do serviço público e da promoção de um ambiente de trabalho justo e adequado para todos os trabalhadores no Brasil”, ressalta a presidenta da entidade.