Notícias

ANPT recebe diretora da Articulação Nacional de Trabalhadoras(es) Trans do Sistema de Justiça

ANPT recebe diretora da Articulação Nacional de Trabalhadoras(es) Trans do Sistema de Justiça

Na tarde desta quinta-feira (02), a presidenta da ANPT, Adriana Augusta de Moura Souza, o vice-presidente, Marcelo Crisanto Souto Maior, e o diretor legislativo, Tiago Ranieri de Oliveira, receberam na sede da entidade a diretora executiva da Articulação Nacional de Trabalhadoras(es) Trans do Sistema de Justiça (Antrajus), Luna Leite. O objetivo da reunião foi estreitar laços entre as instituições e estabelecer uma possível parceria na pauta relacionada às pessoas trans, no MPT e no mundo do trabalho em geral.

A diretora da Antrajus entregou um documento para a ANPT no qual são apresentadas sugestões para melhoria da proteção dos direitos das pessoas trans, travestis e não binárias, com o objetivo de combater a violência institucional. “A Antrajus veio para ser uma ponte entre as pessoas trans e as instituições do sistema de justiça. Temos grande preocupação em como esse sistema tem tratado essas pessoas. Estamos vivendo um momento difícil e traumático para pessoas LGBTQIAPN+ inclusive com tentativa de perdas de direitos e não podemos nos omitir, precisamos responder de forma estratégica, rápida e rígida para um aparelho que tem nos tratado dessa maneira também”, disse Luna Leite, que é também coautora do Protocolo Para a Atuação e Julgamento com Perspectiva Antidiscriminatória, Interseccional e Inclusiva do Tribunal Superior do Trabalho.

A presidenta da ANPT, por sua vez, destacou que o Ministério Público do Trabalho é o ramo mais inclusivo do Ministério Público da União, inclusive com cotas específicas para pessoas transgêneros no ingresso da carreira para procurador e procuradora do Trabalho. “Precisamos conscientizar as pessoas sobre o tema e amplificar a voz das pessoas trans para enriquecer o diálogo sobre respeito, inclusão e dignidade humana”, disse.

WhatsApp Image 2025 10 02 at 14.55.19

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.