A subprocuradora-geral do Trabalho Sandra Lia Simón, associada da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), foi uma das três personalidades agraciadas ontem (21), com o II Prêmio Engenho Mulher 2024. A presidenta da ANPT, Adriana Augusta de Moura Souza, participou do evento, que visa a valorizar a equidade de gênero, o empoderamento feminino e a contribuição da mulher à sociedade que, profissionalmente, transforma o mundo ao seu redor.
Além de Sandra Lia, receberam o prêmio a presidenta fundadora do Instituto Reciclando Sons, a maestrina Rejane Pacheco, e a empreendedora e dirigente da Creche Guerreiros do Amanhã, Carmélia Teixeira.
Em pronunciamento, Sandra Lia disse que foi privilegiada por ter sido criada numa família em que os pais sempre lhe ensinaram a estudar para ser o que quisesse e nunca depender de ninguém. Ela destacou ainda a importância de receber uma premiação como essa. “Uma honra enorme ganhar este prêmio, que também destaca a atuação do Ministério Público do Trabalho. Especialmente por dar ênfase a questão que nos é tão preciosa, como a valorização da equidade de gênero. Funciona como se todas as mulheres atuantes do MPT também fossem premiadas”.
“Participar de um evento que valoriza a atuação da mulher em um momento em que, a cada dia, precisamos provar e reafirmar nossa existência, lutar por direitos iguais, é, no mínimo, muito inspirador. Sandra Lia desempenha um trabalho espetacular em prol dos direitos sociais há muitos anos”, elogiou a presidenta da ANPT.
O júri que elegeu as vencedoras foi formado pelas jornalistas Ana Maria Campos (Correio Braziliense), Bárbara Lins (Nova Brasil FM), Basília Rodrigues (CNN Brasil), Marlene Galeazzi (Alô Brasília), Neila Medeiros (TV Record), Paola Lima (Agência Senado) e Thalyta Almeida (Band Brasília).
Estiveram presentes na cerimônia também outras autoridades dos poderes executivo e legislativo, do Governo do Distrito Federal, ministros(as), além de membros e membras do Ministério Público do Trabalho, com o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos.
Fotos: Ubirajara Machado/MPT