O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Sebastião Vieira Caixeta, participou nessa terça-feira (16/08) da audiência pública realizada pela Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), do Ministério Público do Trabalho (MPT), a qual teve, dentre seus objetivos, debater com a sociedade e entidades ligadas às causas questões relacionadas à inclusão nos ambientes de trabalho de pessoas com deficiência ou reabilitadas.
Segundo o presidente da ANPT, o MPT tem um compromisso com essa causa. O MPT tem a importante tarefa de atuar nessa área promovendo a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, disse.
A vice-coordenadora da Coordigualdade, Andréia Nice Lopes, destacou a importância da aproximação com a sociedade para ouvir os anseios e assim aprimorar as estratégias de combate a qualquer tipo de discriminação. Nós constatamos que nos dois últimos anos houve um decréscimo na contratação de pessoas com deficiência. O que está acontecendo? Dúvidas como essa precisam ser debatidas para sabermos de que forma podemos colaborar para colocar essas pessoas no mercado de trabalho.
O público da audiência participou relatando experiências e sugerindo estratégias para o avanço nas leis de cota e de políticas públicas no combate à exclusão social e à discriminação no trabalho.
Participaram da audiência, também, representantes de empresas públicas e privadas, representantes do Núcleo de Saúde Mental e Trabalho (SEFRAB/RJ), do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), do Conselho Federal de arquitetura, engenharia e agronomia (Confea), representantes do Conselho Estadual de Deficientes GO, além de diversos outros membros do Ministério Público do Trabalho e representantes da sociedade civil.
*Foto e informações: PGT