A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou na manhã de hoje, 07/04, com 23 votos favoráveis, a indicação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) Lelio Bentes Corrêa para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2015/2017. O presidente da ANPT, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, acompanhou sabatina. O Plenário da Casa pode votar ainda hoje a indicação de Corrêa, já tendo inclusive sido formalizado encaminhamento neste sentido.
O relator da matéria, senador Romero Jucá (PMDB-RR), destacou a vasta experiência profissional, acadêmica e os inúmeros prêmios e distinções recebidos pelo ministro. Em seu relatório, que já havia sido aprovado pela Comissão, Jucá ressaltou, ao final, que se trata de uma indicação que "sem dúvida nenhuma honrará o CNJ e o TST".
O ministro Lelio Bentes foi presidente da ANPT nos anos de 1992 a 1996. Ao longo desse período, e no âmbito da atuação de sua diretoria, foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República a Lei Orgânica do Ministério Público da União, tendo a atuação da ANPT, junto com outras entidades de membros do Ministério Público brasileiro, sido fundamental para tal aprovação.