A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 17/06, a indicação de dez autoridades para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), entre elas o indicado para representar o Ministério Público do Trabalho (MPT) naquele colegiado, o subprocurador-geral do Trabalho Otávio Brito Lopes. Os nomes serão apreciados, agora, pelo Plenário daquela Casa Legislativa. Destes, seis concorrem ao segundo mandato. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, e o vice-presidente da entidade, Ângelo Fabiano Farias da Costa, acompanharam as sabatinas, juntamente com diversos outros membros do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Os nomes aprovados para recondução pela CCJ foram os dos advogados Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho, Walter de Agra Júnior e Esdras Dantas de Souza, os promotores de justiça Cláudio Henrique Portela do Rego e Marcelo Ferra de Carvalho e o procurador regional da República Fábio George Cruz da Nóbrega.
A CCJ também aprovou mais quatro nomes para exercerem o primeiro mandato no CNMP. São ele o subprocurador-geral do Trabalho Otávio Brito Lopes, os promotores de justiça Orlando Rochadel Moreira e Fábio Bastos Stica e o juiz Sérgio Ricardo de Souza.