Na manhã de hoje (14), o vice-presidente da ANPT, Marcelo Crisanto Souto Maior, participou, juntamente com o secretário de relações institucionais do Ministério Público do Trabalho, Rafael Dias Marques, da 4ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG), em Brasília. Entre os itens da pauta, o colegiado aprovou a indicação dos três representantes dos Ministérios Públicos dos Estados (MPEs) para ocupar as vagas destinadas aos MPEs no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A conselheira Ivana Lúcia Franco Cei, procuradora de Justiça do MP de Amapá, e o conselheiro Fernando da Silva Comin, promotor de Justiça do MP de Santa Catarina, foram indicados para recondução. Já na terceira vaga, foi indicado o procurador-geral adjunto de Justiça do MP/MS, Alexandre Magno Benites de Lacerda.
Os(as) nomes dos(as) membros(as) eleitos(as) pelo CNPG serão enviados ao Senado Federal para sabatina pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aprovação pelo plenário daquela Casa. A fase final é a nomeação pelo presidente da República, seguida da publicação no Diário Oficial da União (DOU).