Notícias

Comissão executiva da Conatrae acerta detalhes sobre Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Comissão executiva da Conatrae acerta detalhes sobre Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
Foi realizada nesta terça-feira (10/01), na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Brasília, a primeira reunião do ano de 2012 da comissão executiva da Comissão Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae). Entre os pontos discutidos, o grupo definiu detalhes importantes referentes à Semana e ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, comemorado em 28 de janeiro. O vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, representou a entidade na reunião.
Ao longo da semana que antecede o dia 28 de janeiro, diversos Estados realizarão eventos para marcar a data, cujo principal objetivo é chamar a atenção para o combate ao trabalho escravo no Brasil. O Dia Nacional ocorrerá durante a realização do Fórum Social Mundial, que acontecerá em Porto Alegre-RS, ocasião na qual a Conatrae pretende realizar um ato para levar mais informações à sociedade acerca do tema.

Outro ponto bastante discutido durante a manhã foi a necessidade de se intensificar a atuação da Comissão, no Congresso Nacional, no sentido de conseguir a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/2001. A PEC prevê o confisco de terras onde for encontrado trabalho em situação de escravidão.

Entre as sugestões apresentadas para possibilitar tal aproximação com o parlamento está a realização de um café da manhã com deputados e senadores, logo no início do período legislativo. O evento deverá acontecer na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.