Conferência de abertura do XVIII CNPT aborda o poder investigatório do MP como garantia da sociedade
O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, e a vice-presidente da entidade, Daniela Varandas, estiveram na manhã de hoje (20/02) reunidos com o senador Pedro Taques (PDT-MT). O objetivo do encontro foi, além de debater temas de interesse da Associação e da categoria em trâmite no Congresso Nacional, convidar o parlamentar para proferir a conferência de abertura do XVIII Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho (CNPT) que será realizado entre os dias 25 e 28 de abril, em Brasília. "O CNPT deste ano discutirá a atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e o cenário político e jurisprudencial contemporâneo, o que envolverá a discussão de questões que vêm sendo debatidas no âmbito das Cortes Superiores e no Parlamento com repercussão em tal atuação. O senador, que já aceitou o convite da ANPT, falará sobre o poder investigatório do Ministério Público como garantia da sociedade.
A programação completa do XVIII CNPT será divulgada em breve, juntamente com todos os detalhes alusivos ao evento.
CNPT
O Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho é um evento anual, com formatação técnico-jurídica, realizado pela ANPT em Brasília. Durante os três dias, membros do MPT de todo o Brasil discutem temas de grande relevância para sua atuação, que auxiliam na reflexão e no aperfeiçoamento do exercício de sua missão constitucional. Membros dos diversos ramos do Ministério P úblico, juízes, desembargadores, ministros de Tribunais Superiores e da Suprema Corte, deputados, senadores, ministros de Estado e estudantes também têm participado, historicamente, das edições do Congresso.
Os temas do CNPT são escolhidos levando em conta a contemporaneidade e a necessidade de uma abordagem mais aprofundada por parte dos procuradores do Trabalho. Conferencistas de renome ministram palestras no Congresso, além da realização de oficinas onde são intensificadas discussões de questões caras à atuação dos procuradores, enriquecendo, assim, o evento, que já entrou para o calendário jurídico nacional."