Teve início na manhã desta quarta-feira, 5/06, a 102ª Conferência Internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que tem como tema a questão concernente ao emprego e a proteção social diante do novo contexto demográfico. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, participa do evento, representando a entidade, a qual congrega os membros do Ministério Público do Trabalho de todo o Brasil. Esta é a primeira vez que a ANPT integra a delegação brasileira que participa da Conferência, que reúne autoridades da área trabalhista do mundo inteiro para discutir temas inerentes à questão do trabalho como um todo. O evento acontece na sede da OIT e no Palais des Nations, na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça.
Durante o período da Conferência, os delegados que representam trabalhadores, governos e empregadores de 185 Estados membros da entidade discutirão uma grande variedade de questões, incluindo emprego, o crescimento e o progresso social, o trabalho infantil doméstico, a situação em Mianmar, o emprego e a proteção social em um mundo em processo de envelhecimento, o fortalecimento do diálogo social entre governos, empregadores e trabalhadores, além a promoção de empregos verdes e decentes. Será abordado, também, o objetivo estratégico do diálogo social, no marco do seguimento da declaração de 2008 da OIT, sobre a justiça social para uma globalização equitativa.
Segundo o Presidente da ANPT, mostra-se de grande relevância a participação da entidade no evento, na condição de convidada do Governo Brasileiro para integrar a delegação do País na Conferência, o que representa o reconhecimento, cada vez maior, da importância do trabalho da Associação e de seus associados no cenário jurídico e político contemporâneo, nos seus mais variados aspectos e segmentos.