A Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), por meio de convênio firmado com a Universidade La Sapienza, de Roma (Itália), aumentou o rol de cursos de aperfeiçoamento oferecidos aos seus associados, o que já vem sendo feito, também, por meio da celebração de parcerias com outras importantes instituições. O objetivo é o de permitir a difusão da cultura e do direito do trabalho transnacional para a promoção de intercâmbios culturais no campo do trabalho entre juristas italianos e da América latina.
A partir de agora, além dos cursos já disponibilizados, os procuradores do Trabalho terão acesso, também, ao doutorado em Direito do Trabalho da Universidade de La Sapienza, com uma série de vantagens para os associados da ANPT. Os cursos terão duração de três anos.
Como a próxima turma do curso já terá de iniciar suas inscrições nos próximos dias, não havendo tempo hábil para a formalização da participação dos associados da ANPT, estes terão a oportunidade de se inscrever já na turma seguinte do curso de doutorado, o que será previamente comunicado a todos os membros filiados à entidade.
Vale lembrar que a parceria com a universidade já acontece desde 2012. Na época, inclusive, foi oferecido o curso O Trabalho no Ordenamento Jurídico Italiano e Comunitário: Relações Industriais, Contrato, Segurança Social e do Processo de Trabalho, com carga horária de 50 horas-aula, com a participação de vários associados da ANPT.
Segundo o presidente da ANPT, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, por meio desta parceria, a entidade cumpre um importante papel, que é o de viabilizar, cada vez mais, o aperfeiçoamento acadêmico-profissional dos membros do Ministério Público do Trabalho, possibilitando que venha a ser cursado doutorado numa instituição de ensino europeia com reconhecimento internacional e, no caso dos associados da ANPT, sem maiores formalidades para ingresso e acesso a esse importante curso.
Foto: potenciaturismo.com.br