Notícias

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Daniela Varandas, participou na manhã de hoje (18/05) de ato público, na Câmara dos Deputados, em prol do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Na ocasião, um documento sobre os impactos das grandes obras na exploração sexual de menores foi entregue a representantes da Frente Parlamentar Mista da Criança e do Adolescente.
Além disso, foi divulgado o mapeamento de pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais brasileiras, elaborado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o levantamento da PRF constitui uma ferramenta estratégica para a gestão das políticas públicas de enfrentamento dessa grave violação dos direitos da infância e da adolescência no Brasil.

Ainda durante o evento, foi entregue o prêmio Neide Castanha, destinado a pessoas que tiveram destaque na promoção e defesa dos direitos infantojuvenis no enfrentamento da violência sexual.

Vale lembrar, que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.

Fonte: Correio do Brasil

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.