A diretora de assuntos sociais e eventos da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Alice Borner, participou na última quinta-feira, 31/7, da 2ª reunião da Coordenação Colegiada de 2013, do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), na sede da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (ANAMATRA). Além dela, a diretora da entidade Cândice Gabriela Arósio também participou do encontro que apresentou, entre outros assuntos, um balanço das mobilizações do 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. O tema da campanha deste ano foi Com Educação, Nossas Crianças Aprendem a Escrever um Novo Presente, sem Trabalho Infantil.
Durante o evento, as entidades integrantes fizeram ainda avaliação da Caravana do Norte contra o Trabalho Infantil e apresentaram também um redesenho o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O planejamento de novas mobilizações, seminários e encontros também foram discutido pela coordenação do FNPETI. Os informes sobre a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil MTE, que acontece em Brasília, nos dias 08 a 10 de outubro, deste ano, também foram discutidos. O coordenador nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes do Ministério Público do Trabalho (MPT), procurador do Trabalho, Rafael Dias Marques também esteve presente no encontro.
O FNPETI, criado em 1994, é uma estratégia não-governamental de articulação, mobilização e sensibilização da sociedade brasileira na luta pela prevenção e o fim da exploração do trabalho de milhões de crianças e pela proteção ao adolescente trabalhador em nosso País.
Foto: ASCOM/ANAMATRA