Notícias

Diretoria da ANPT apresenta trabalho da Associação aos novos membros do MPT

Diretoria da ANPT apresenta trabalho da Associação aos novos membros do MPT
Integrantes da diretoria da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) participaram na tarde de hoje (13/12) do X Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores do Trabalho. Na ocasião, o presidente da entidade, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, e a vice-presidente, Daniela Varandas, juntamente com os demais integrantes da diretoria da entidade, falaram aos 35 novos procuradores do Trabalho sobre a atuação e o campo de atividades abrangido pelo trabalho desenvolvido pela Associação.
Azevedo Lima explicou que, atualmente, cerca de 99% dos procuradores do Trabalho que estão na ativa são filiados à Associação, beneficiando-se de serviços como os convênios, a assistência jurídica, a atuação judicial e extrajudicial desempenhada pela entidade em defesa dos interesses e dos direitos de seus associados, os eventos realizados, a exemplo do Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho e, também, o Encontro Nacional, além de patrocínio aos eventos regionais, dentre diversas outras questões que foram abordadas. O presidente da ANPT informou, também, acerca da atuação política da entidade na defesa dos direitos dos membros do MPT e de questões relacionadas à sua atuação e à área trabalhista, dentre outras, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, inclusive apresentando informações mais detalhadas acerca da tramitação de diversas proposições legislativas atualmente em trâmite no Congresso Nacional, a exemplo dos PLs que tratam da reposição do valor dos subsídios, a PEC 37, as PECs que se referem ao restabelecimento do Adicional por Tempo de Serviço (ATS) e diversos outros projetos.


O papel político exercido pela ANPT, com a participação em movimentos como a Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (Conatrae) e o de combate à corrupção eleitoral (MCCE), buscando a defesa do regime democrático e dos direitos sociais, também foi lembrado pelo procurador. O presidente da ANPT destacou, ainda, a atuação conjunta da Associação com as entidades que compõem a Frente Associativa do Ministério Público e da magistratura da União (Frentas), além de sua participação nas sessões do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho (CSMPT) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), bem como do acompanhamento de feitos em trâmite no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e em outros órgãos.

A vice-presidente da ANPT, por sua vez, reforçou a importância da atuação judicial e extrajudicial fornecida pela entidade, assim como a constante tentativa de aproximação com os associados, no sentido de dar mais transparência ao trabalho da diretoria. Nesse sentido, Daniela Varandas colocou a Associação à disposição de todos para, juntos, atuarem na busca da melhoria dos serviços prestados pela entidade.


Todos os integrantes da Diretoria também se dirigiram aos novos procuradores, fazendo uma breve apresentação e, também, parabenizando-os pela posse, ocorrida há poucos dias, bem como colocando-se, cada um dos diretores, à disposição para o que se fizer necessário.

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.