Com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), o documentário Carne Osso, produzido pela ONG Repórter Brasil, integra a programação da 39ª edição do Festival de Cinema de Gramado (RS), o mais conhecido e divulgado festival de cinema do Brasil. Dirigido pelos jornalistas Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, o documentário será exibido no próximo domingo (7/08).
O documentário mostra a realidade vivenciada por trabalhadores de frigoríficos que se deparam, diariamente, com uma série de riscos como a exposição constante a facas, serras e outros instrumentos cortantes. Além disso, essas pessoas sofrem problemas de saúde, por conta da realização de movimentos repetitivos que podem gerar graves lesões, pressão psicológica para dar conta do ritmo de produção, jornadas exaustivas de trabalho, ambiente asfixiante e frio.
Os procuradores do Trabalho Heiler Ivens de Souza Natali, coordenador Nacional do Projeto do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Atuação em Frigoríficos, e Sandro Sarda, gerente do projeto, reforçam a preocupação do MPT com o assunto. Segundo o coordenador, perícias médicas indicam que 20% dos trabalhadores das empresas de frigoríficos adoecem em razão das condições de trabalho.
Ao longo de dois anos, a equipe da ONG Repórter Brasil percorreu diversos pontos nas regiões Sul e Centro-Oeste à procura de histórias de vida que pudessem ilustrar esses problemas. O filme apresenta depoimentos que caracterizam uma triste realidade que deve ser encarada com a devida seriedade pela iniciativa privada, pela sociedade civil e pelo poder público.
Clique no banner na lateral esquerda do site da ANPT, para conferir o trailer do documentário.
Serviço:
O quê: Documentário Carne Osso O Trabalho em Frigoríficos
Quando: Domingo, 7 de agosto, 17h
Onde: Palácio dos Festivais Festival de Cinema de Gramado (RS)
Mais informações: www.festivaldegramado.net