Notícias

Documentário "Carne Osso" retrata trabalho nos frigoríficos brasileiros

Com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), o documentário “Carne Osso”, produzido pela ONG Repórter Brasil, foi selecionado para o Festival "É Tudo Verdade", que acontece no período de 31 de março a 10 de abril, em São Paulo e no Rio de Janeiro. O festival é o principal evento dedicado exclusivamente à cultura do documentário na América do Sul. O filme alia imagens impactantes a depoimentos que caracterizam o cotidiano do trabalho nos frigoríficos brasileiros de abate de aves, bovinos e suínos.
O documentário mostra a realidade vivenciada por trabalhadores de frigoríficos que se deparam, diariamente, com uma série de riscos como a exposição constante a facas, serras e outros instrumentos cortantes. Além disso, essas pessoas sofrem problemas de saúde, por conta da realização de movimentos repetitivos que podem gerar graves lesões, pressão psicológica para dar conta do ritmo de produção, jornadas exaustivas de trabalho, ambiente asfixiante e frio.

Ao longo de dois anos, a equipe da ONG Repórter Brasil percorreu diversos pontos nas regiões Sul e Centro-Oeste à procura de histórias de vida que pudessem ilustrar esses problemas. O filme apresenta depoimentos que caracterizam uma triste realidade que deve ser encarada com a devida seriedade pela iniciativa privada, pela sociedade civil e pelo poder público.

Selecionado para o Festival "É Tudo Verdade", "Carne Osso" concorre na competição brasileira de longas e médias metragens. O filme será exibido nos dias 2 (às 21h) e 3 (às 13h) de abril, no Cine Unibanco Arteplex (Sala 6) - Praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro (RJ). Em São Paulo (SP), as exibições estão marcadas para os dias 4 (às 21h) e 5 (às 13h) de abril, no Cine Livraria Cultura (Sala 1), no Conjunto Nacional, na Av. Paulista, 2073. A entrada é gratuita.

Clique no banner na lateral esquerda do site da ANPT, para conferir o trailer do filme.

Ficha técnica - Carne Osso
Duração: 65 minutos
Direção: Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros
Roteiro e edição: Caio Cavechini
Fotografia: Lucas Barreto
Pesquisa: André Campos e Carlos Juliano Barros
Produção Executiva: Maurício Hashizume
Realização: Repórter Brasil, 2011

Fonte: ONG Repórter Brasil, com adaptações.

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.