Tomou posse na noite desta quarta-feira, 22/05, a nova diretoria da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), para o biênio 2019/2021. Assumiu como presidente da entidade, a juíza Noemia Garcia Porto. Integrantes da diretoria da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) estiverem presentes na solenidade.
Em seu primeiro discurso como presidente da Associação, a magistrada - primeira mulher a ocupar a Presidência da Anamatra após 20 anos – registrou as diversas frentes prioritárias de atuação da entidade na defesa das prerrogativas da Magistratura do Trabalho, da valorização do Poder Judiciário trabalhista e da prevalência dos direitos sociais enquanto direitos fundamentais. Destacou ainda a parceria com as outras entidades de classe que integram da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), entre elas a ANPT, e ressaltou a importância do trabalho em conjunto para o fortalecimento das instituições.
Para Noemia Porto, o movimento associativo deve se (re)adaptar às rápidas mudanças políticas, jurídicas e sociais da atualidade, caminhando no sentido da afirmação do primado da cidadania e da valorização do ser humano enquanto indivíduo em sociedade. “Refiro-me a uma cidadania que seja efetivamente inclusiva, com respeito ao direito à sobrevivência digna e às demais exigências de uma sociedade plural e complexa, na qual o respeito à diferença norteie os desafios da igualdade e da solidariedade, como princípios fundamentais da República brasileira”.
Fonte: Anamatra
Fotos: Alessandro Dias e Larissa Sampaio