A nova diretoria do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) tomou posse nessa segunda-feira, 12/08, em cerimônia realizada no auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, e a vice-presidente, Daniela Varandas, acompanharam a solenidade. O CNPG passa a ser presidido pela procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios, Eunice Pereira Amorim Carvalhido, durante o período 2013-2014.
Em seu discurso de posse, Eunice Carvalhido agradeceu a confiança de seus pares, lembrou o trabalho desenvolvido por seus antecessores e ressaltou a importância que o CNPG tem para o Ministério Público. A nova presidente do CNPG também convocou os procuradores e promotores de Justiça a continuarem a luta por um Ministério Público melhor e por uma sociedade mais justa, ressaltando a relevância do trabalho realizado pelas entidades de classe do MP, entre elas a ANPT (a qual, juntamente com as demais Associações nacionais, fora destacada expressamente nos discursos tanto da nova dirigente quanto do presidente do CNPG que deixou o cargo, o procurador-geral de Justiça do Estado da Paraíba, Oswaldo Trigueiro), na defesa da instituição e de seus membros. "Os desafios são muitos e as barreiras a serem vencidas são íngremes. No entanto, não há que se falar em desânimo, nem em descrença, que não combinam com o agir do Ministério Público. Exatamente por isso, e por tantas outras situações que possam surgir e surpreender, a diretoria que hoje toma posse prosseguirá na luta e na firme convicção de que tudo fará para vencer cada batalha que se apresentar, independentemente do espaço em que se realizará o embate", concluiu.
Foram empossados nos cargos de vice-presidentes regionais: o procurador-geral de Justiça do Mato Grosso, Paulo Roberto Jorge do Prado (para a região Centro-Oeste); a procuradora-geral de Justiça do Maranhão, Regina Lúcia de Almeida Rocha (para a região Nordeste); o procurador-geral de Justiça de Roraima, Fabio Bastos Stica (para a região Norte); o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Adriani Bittencourt (para a região Sudeste); o procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, (para a região Sul); e o procurador-geral de Justiça Militar, Marcelo Weitzel Rabello de Souza (para o Ministério Público da União). A Secretaria-Executiva do CNPG será conduzida pela procuradora de Justiça do MPDFT Maria de Lourdes Abreu. Também tomou posse como Assessora Especial do CNPG a promotora de Justiça do MPDFT Ana Luiza Lobo Leão Osório. O Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) será presidido pelo procurador-geral de Justiça de Sergipe, Orlando Rochadel Moreira.