Tomaram posse nesta terça-feira, 21/05, três novas procuradoras do Trabalho, aprovadas no 20° concurso público para a carreira. Foram empossadas no cargo Helena Duarte Romera, Alice Almeida Leite e Camilla Del’Isola Diniz Schver. Além do presidente da ANPT, Ângelo Fabiano Farias da Costa, participaram da solenidade também outros membros da diretoria da entidade.
Durante a cerimônia, Farias da Costa disse que o 20º concurso para o cargo de procurador do Trabalho consolida cada vez mais a importância do papel da mulher na instituição. Neste sentido, ele informou que o Ministério Público do Trabalho (MPT) é o ramo do Ministério Público da União (MPU) que tem mais mulheres no cargo de membro e que isso é motivo de orgulho para todos.
Após elogiar a batalha de cada uma das novas procuradoras para alcançar o cargo, o presidente da ANPT ainda aconselhou: “Um procurador precisa ter especialmente duas qualidades: saber dialogar com o público, ouvindo mais do que falando, e deve ter empatia, para se colocar no lugar do outro, que precisa de nosso serviço”, disse.
Helena Duarte Romera discursou em nome dos novos procuradores e lembrou da importância da atuação do MPT em acidentes de trabalho de grandes proporções, como o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), e o incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro, que resultaram na morte de centenas de trabalhadores.
Além do combate ao trabalho escravo, infantil e às fraudes trabalhistas, a nova procuradora do Trabalho enfatizou o combate a todas as formas de discriminação no trabalho como uma das principais áreas de atuação do MPT. “Destaco essa temática porque tenho a alegria de tomar posse hoje com duas mulheres fortes, aguerridas e doces. Somos três mulheres tomando posse numa instituição que se preocupa com a paridade de gênero e que, inclusive, conta com mais mulheres do que homens em seu quadro de membros”, disse.
*Com informações do MPT.