Foi empossado na última quinta-feira, 27/10, o novo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Paraíba, Paulo Germano Costa de Arruda. O evento aconteceu no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região, em João Pessoa, e contou com a presença do vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa.
Durante seu discurso, o novo procurador-chefe da Paraíba falou sobre a corrupção na administração pública, ressaltando que nunca se combateu tanto este tipo de crime no Brasil, e a importância da atuação do Ministério Público do Trabalho para o combate a essa chaga, especialmente no que diz respeito ao excesso de cargos comissionados na Administração Pública. Ele informou que fará uma gestão transparente para dar a sua contribuição para um País melhor. É nesse compromisso que assumi a Procuradoria do Trabalho, para dar a minha contribuição para o saneamento e o aperfeiçoamento da administração pública, para que tenhamos um País onde todos os seus filhos tenham igualdade de oportunidades, concluiu.
O vice-presidente da ANPT, por sua vez, elogiou a atuação do MPT na Paraíba, destacando ações inovadoras do órgão. A PRT-13ª Região apresenta uma história de muita luta em defesa da ordem jurídica trabalhista e de promoção dos direitos sociais dos trabalhadores paraibanos. As dificuldades de estrutura e de pessoal, hoje um pouco menores do que no passado, nunca foram empecilho para que os membros do MPT na Paraíba desempenhassem com zelo, dedicação e comprometimento suas funções e apresentassem resultados concretos à sociedade paraibana, disse o procurador.
Farias da Costa ressaltou, ainda, atuações e qualidades do novo procurador-chefe. O Dr. Paulo Germano Costa de Arruda, desde o seu ingresso na instituição em 2003, sempre se mostrou um procurador zeloso, competente, diligente, dedicado e defensor da ordem jurídica trabalhista e dos direitos dos trabalhadores. Decisões favoráveis em ações contra assédio moral em grandes grupos supermercadistas, contra cobrança abusiva de contribuições sindicais, contra irregularidades trabalhistas na administração pública, contra coações e descontos irregulares na remuneração de empregados, dentre outras, que detém a assinatura do nosso Procurador-Chefe, demonstram o preparo jurídico e a competência profissional do colega Paulo Germano que, a partir do dia 1º de outubro de 2015, traz toda a força do seu trabalho para a chefia institucional do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, o que nos faz ter a certeza de que a nossa instituição continuará avançando nos próximos anos, como avançou nas gestões anteriores, a quem peço licença para parabeniza-los, na pessoa do Dr. Cláudio Gadelha, cujo mandato foi recentemente encerrado, pelo sucesso das administrações que foram fundamentais para que o MPT prestasse, cada vez mais, melhores serviços à sociedade paraibana.
Paulo Germano Costa de Arruda ficará à frente da chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região pelos próximos dois anos.