Notícias

Entidades de classe debatem segurança com ministro da Justiça

Entidades de classe debatem segurança com ministro da Justiça
Representantes de entidades associativas do Ministério Público e da magistratura, entre eles o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Sebastião Vieira Caixeta, estiveram reunidos nesta terça-feira (20/09) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Na pauta de assuntos discutidos, o foco foi a questão da segurança para membros das duas carreiras. O tema abordado vai de encontro a um dos três eixos definidos pelas Associações como prioritários e que constam no manifesto que será entregue amanhã (21/09), Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do MP, aos presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal, além do procurador-geral da República.
Durante a reunião, o presidente da ANPT e atual coordenador da Frente Associativa da magistratura e do Ministério Público da União, responsável pelo ato nacional em articulação com a Conamp e AMB, destacou a relevância da mobilização de amanhã e informou que a questão da segurança para as categorias deve ser encarada como prioritária. Caixeta destacou a necessidade de se instituir uma política nacional de segurança que garanta a incolumidade da saúde e da vida dos membros das duas carreiras.

O ministro da Justiça, por sua vez, destacou a felicidade em receber em conjunto juízes e procuradores “unidos nos assuntos convergentes”. Informou que a questão da segurança dos membros do MP e da magistratura é um tema central e que, assim, é necessário pensar em uma solução global. Nesse sentido, Cardozo sugeriu a criação de um grupo de trabalho com representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e das Associações a fim de buscar a melhor solução para essa questão e, também, criar uma política de segurança adequada.

O grupo conversou, ainda, sobre outros pontos relacionados ao Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público. Em seguida, parte da comitiva esteve reunida com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, onde, também, esclareceu detalhes sobre a manifestação.

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.