Nesta semana, as videoaulas gravadas para a Escola da ANPT abordaram temas como a reforma trabalhista e a subordinação integrativa, os desafios à igualdade de gênero no trabalho e o trabalho em plataformas digitais. Os dois primeiros temas fazem parte da série de “Cursos Autorais”, enquanto o terceiro foi debatido em formato de “Aula Master”.
A questão da subordinação integrativa foi abordada pela procuradora do Trabalho Loreno Vasconcelos Porto, que é doutora em direito. Em suas explanações, ela falou sobre a necessária releitura do modelo de subordinação no contrato de trabalho, na atualidade.
Na aula dialogada conduzida pela professora, participaram os advogados Cláudio Janotti, professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo; Maria Cecília Máximo Teodoro, pós-doutra em direito do trabalho pela Universidade de Castilla-La; o subprocurador-geral do Trabalho José de Lima Ramos Pereira, mestre em direito, e a mestre em relações sociais do trabalho pelo Centro Universitário UDF Fernanda da Rocha Teixeira.
Já os desafios à igualdade de gênero no trabalho foi o tema abordado pela procuradora regional do Trabalho Adriane Reis de Araújo, doutora em direito do trabalho e previdenciário pela Universidade Complutense de Madri. Participaram da aula dialogada com ela a mestra em direito do trabalho pela PUC-MG Ellen Mara Ferraz Hazan, a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas (Abrat), Alessandra Camarano, e a juíza do trabalho, secretária-geral da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Ramos.
Por fim, a Aula Master sobre o trabalho em plataformas digitais foi ministrada pela pós-doutora Maria Cecília Máximo Teodoro. Ela é também professora de Direito do Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Direito e da Graduação da PUC MINAS. Professora Convidada do Mestrado em Direito do Trabalho da Universidade Externado da Colômbia. Autora de livros e artigos.