Notícias

“Estamos diante de uma tentativa de precificação não apenas do trabalho, mas do próprio ser humano”, afirma ANPT

“Estamos diante de uma tentativa de precificação não apenas do trabalho, mas do próprio ser humano”, afirma ANPT

O vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Helder Amorim, participou nessa quarta-feira (23) da instalação da Subcomissão Permanente sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho, da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Entre os objetivos do grupo está o de acompanhar, debater, propor soluções legislativas e outras providências para aumentar a proteção ao trabalhador no que diz respeito à segurança no trabalho.

Durante a reunião de instalação, o vice-presidente da ANPT falou sobre o projeto do governo de promover ampla alteração das Normas Regulamentadoras (NRs) que regulam as medidas de saúde e segurança no trabalho. Para o procurador,  essa flexibilização não condiz com o compromisso internacional assumido pelo Brasil quando ratificou a convenção 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Nesta convenção, o país se compromete a instituir uma política nacional de saúde e segurança do trabalho ouvindo trabalhadores, empregadores e representantes do governo. “Essa discussão deve ser feita de forma técnica, acima de tudo, e responsável, que tenha como fator principal a vida humana. Há uma contradição profunda nas justificativas alegadas para as constantes alterações propostas para as NRs, que protegem os trabalhadores, pois enquanto o governo pretende reduzir em R$ 69 bilhões o custo do trabalho nos próximos dez anos, os acidentes de trabalho custaram à previdência social R$ 79 bilhões somente no período de 2012 a 2018”, alertou.

Helder Amorim chamou a atenção ainda para dados importantes relacionados a acidentes de trabalho no Brasil. Segundo ele, "estamos diante de um impasse entre os valores humanos fundamentais que a nossa Constituição alberga e a tentativa de precificação não apenas do trabalho, mas do próprio ser humano trabalhador”, disse.