Notícias

FNPETI comemora 30 anos com sessão especial na Câmara dos Deputados

FNPETI comemora 30 anos com sessão especial na Câmara dos Deputados

Em comemoração aos 30 anos do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho (FNPETI), a Câmara dos Deputados realizou na manhã de hoje (5), sessão especial que contou com o apoio da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo da Aprendizagem da Casa, cujo presidente é o deputado Túlio Gadelha (REDE-PE). A presidenta da ANPT, Adriana Augusta de Moura Souza, o vice-presidente, Marcelo Crisanto Souto Maior, e o diretor de assuntos legislativos, Tiago Ranieri de Oliveira, acompanham o evento, no qual também foram homenageadas pessoas com reconhecida atuação e compromisso com a temática.

Durante a sessão, o diretor da ANPT ressaltou o compromisso ético, institucional e humano de cada procurador e cada procuradora do Trabalho no combate ao trabalho infantil e na proteção do trabalho protegido do adolescente por meio da aprendizagem. Vale lembrar que ela é uma ferramenta jurídica que implementa a profissionalização para a faixa etária entre 14 a 24 anos, assim como para pessoas com deficiência (neste caso sem limite de idade), prevista nos artigos 227, da Constituição Federal, e no artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como ferramenta fundamental para o trabalho protegido desse público e para a sua inclusão no mercado formal de trabalho.

Tiago Ranieri destacou também a preocupação da associação com a questão da qualificação de adolescentes trans, “porque mais uma vez no mundo do trabalho e sobretudo na qualificação, esses corpos dissidentes são colocados à margem. Precisamos sempre lembrar que o Brasil, pelo 15º ano, é o país que mais mata pessoas transexuais e travestis”.

Segundo o procurador, a ausência da presença dessas pessoas na qualificação, garante ou tem por principal consequência, a sua prostituição compulsória. “A qualificação para esses corpos é de extrema importância, primeiro para a sua manutenção na escola, segundo para que se qualifiquem de fato e terceiro para que tenham oportunidades no mercado digno de trabalho e não somente na prostituição ou na informalidade/trabalhos precários”, informou.

Amanhã (6), o evento se encerra com a premiação de experiências exitosas e inovadoras implementadas por fóruns de todo o Brasil, na 1ª Mostra de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho.

WhatsApp Image 2024 12 05 at 09.43.45

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.