Foi inaugurado, na última sexta-feira, 10/05, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Distrito Federal. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo Azevedo Lima, e a vice-presidente da entidade, Daniela Varandas, participaram da solenidade.
Instalado em área de mil e duzentos metros quadrados, o Centro oferece conforto e comodidade a trabalhadores, advogados, sindicalistas e empresários, que terão à disposição todos os serviços oferecidos pelo Ministério Público do Trabalho, de forma centralizada. Neste espaço, poderão ser apresentadas denúncias, realizadas audiências administrativas, entregues documentos no protocolo, obtidas informações sobre andamento de procedimentos, inquéritos e processos judiciais. Está localizado no andar S1 do Edifício Imperador, na W-3 Norte, quadra 513.
Durante o lançamento, o presidente da ANPT ressaltou que a sociedade é a maior beneficiada com a abertura do CAC e que o MPT deve oferecer sempre um serviço de excelência à população, "para o que essas instalações hoje inauguradas contribuem de maneira significativa", destacou. Sugeriu, ainda, a disseminação de centros de atendimentos ao cidadão, em moldes semelhantes ao da PRT-10, nas demais Regionais do Ministério Público do Trabalho no Brasil. "Que possamos, a exemplo do que irá propiciar este Centro, aproximarmo-nos cada vez mais da sociedade, a fim de que tenhamos um conhecimento cada vez maior dos anseios dessa mesma sociedade, para que consigamos otimizar os resultados a serem obtidos por meio de nossa atuação, no exercício do nosso mister constitucional, na garantia, na defesa e na promoção dos direitos sociais", disse.
O procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, ressaltou a felicidade de poder participar desse momento especial para o MPT. Após elogiar a gestão da procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (PRT-10), Ana Cláudia Rodrigues Bandeira Monteiro, Camargo disse, ainda que a abertura do CAC deve ser comemorada. "Vamos comemorar bastante esse espaço, o espaço do cidadão, o espaço que o Ministério Público do Trabalho oferece à sociedade", completou.
Já a procuradora-chefe da PRT-10, Ana Cláudia Rodrigues Bandeira Monteiro, destacou o empenho da comunidade da Regional e apoio da Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) na concretização desse espaço para atendimento à sociedade. "Hoje é um dia feliz. É uma alegria estar nesse espaço criado para ampliar o atendimento da nossa Procuradoria, dando-nos a oportunidade de oferecer serviços cada vez melhores", ressaltou.
Ainda para a procuradora-chefe, o modelo de atendimento por meio de unidades integradas no mesmo espaço físico é marco na modernização da prestação dos serviços do MPT/DF. Este modelo garante ao cidadão economia de tempo e conforto no atendimento. Por seu turno, membros e servidores do MPT terão ambiente de trabalho agradável e motivador. "O Centro amplia a interação com a sociedade. Buscamos a excelência na prestação dos nossos serviços à comunidade, agindo com eficiência, celeridade e economicidade", explicou.