Estão abertas, até o dia 20 de março, as inscrições para o XVIII Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho (CNPT), promovido pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), em Brasília. O evento será realizado entre os dias 25 e 28 de abril, no Royal Tulip Brasília Alvorada, e terá como tema A atuação do Ministério Público do Trabalho e o cenário político e jurisprudencial contemporâneo. As inscrições podem ser feitas por meio do Espaço do Associado, localizado na página eletrônica da ANPT, o endereço é www.anpt.org.br.
Entre as tradicionais atividades previstas para ser realizadas durante o XVIII CNPT, como conferências e palestras com personalidades renomadas ligadas ao judiciário brasileiro, está a promoção de cinco oficinas de discussão, onde serão debatidos temas ligados à atuação dos membros do Ministério Público do Trabalho (MPT). Dois palestrantes já estão confirmados. Um deles é o senador Pedro Taques, que falará durante a conferência de abertura sobre O poder investigatório do Ministério Público como garantia da sociedade. Na sexta feira um dos expositores será o doutor em direito pela Universidade de Munique, Alemanhã, Ingo Wolfgang Sarlet. Ele abordará Os Direitos Sociais, a Dignidade da Pessoa Humana e a Proibição de Retrocesso.
Os assuntos propostos para abordagem este ano são:
PRIMEIRA OFICINA. Tema: Execução das decisões judiciais proferidas em ações do MPT e a verificação do cumprimento de obrigações previstas em TACs;
SEGUNDA OFICINA. Tema: Dumping Social;
TERCEIRA OFICINA. Tema: Nova redação da Orientação Jurisprudencial n. 130 do TST e sua repercussão nos procedimentos e ações em curso;
QUARTA OFICINA. Tema: Dispensa Coletiva;
QUINTA OFICINA. Tema: A Atuação do MPT por projetos.
Vale lembrar que a primeira e a segunda oficinas, assim como a terceira e a quarta, serão simultâneas. As proposições sobre os temas poderão ser enviadas até o dia 20 de março para serem debatidas e votadas pelos participantes. O autor da proposição terá cinco minutos para defender sua tese. Será aceita a inscrição de até oito proposições por oficina, de acordo com a ordem de chegada destas na ANPT, podendo haver agrupamento conforme o tema.
Haverá um relator por oficina, que terá a responsabilidade de anotar as conclusões do trabalho e apresentá-las na Assembleia-Geral, quando serão votadas as conclusões do Congresso, a serem consolidadas em um documento oficial.
Clique no banner do XVIII CNPT, localizado na parte superior da página eletrônica da entidade, e confira mais informações sobre o evento e faça a sua inscrição.