Notícias

Lançamento da 56ª Edição da Revista do Ministério Público do Trabalho

Lançamento da 56ª Edição da Revista do Ministério Público do Trabalho

Na abertura do XXVII Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho, ocorreu o lançamento da 56ª Edição da Revista do MPT, que celebra os 45 anos da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT).

A obra é fruto de longeva e profícua parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a ANPT. Responsável pela difusão do trabalho intelectual dos associados e das associadas, assim como, consequentemente, pela projeção da imagem institucional, há décadas representa uma das principais referências de todas e todos que se habilitam ao concurso público para o cargo de procurador e procuradora do Trabalho.

Compuseram a Comissão Editorial, sob designação conjunta do procurador-geral do Trabalho e do presidente da ANPT, o procurador Bruno Gomes Borges da Fonseca, o procurador regional Erlan José Peixoto do Prado, a procuradora regional aposentada Zélia Maria Cardoso Montal e a procuradora Ana Claudia Nascimento Gomes, responsável pela coordenação das atividades correlatas, que, na oportunidade, leu o texto de apresentação:

“A Comissão Editorial apresenta mais uma edição da revista do Ministério Público Do Trabalho, que contém arrazoados e trabalhos doutrinários criteriosamente selecionados e os precedentemente laureados com o prêmio Evaristo de Moraes Filho, destacando-se pelo lançamento quando se comemoram os 45 (quarenta e cinco) anos de fundação da ANPT.

Publicada, pela primeira vez, em março de 1991, fruto de longeva parceria com a Procuradoria-Geral do Trabalho, a revista do Ministério Público do Trabalho, ora em versão digital, insere-se, com destaque, no acervo de conquistas associativas inestimáveis e chega ao número 56, servindo, como sempre, ao aprimoramento da atuação institucional e, ao mesmo tempo, mantendo o status de referência fundamental na preparação de quem pretende se tornar procurador ou procuradora do trabalho.

Justamente para marcar o aniversário associativo, a capa ora projetada, criada pelo ilustrador e designer gráfico Lemuel Massuia, traz uma releitura do famoso quadro “Operários”, de 1933, que retrata a formação da classe trabalhadora no Brasil, a partir da tardia industrialização, e que, durante muito tempo, por sua peculiar significância, ficou exposto na sede da organização internacional do trabalho.

Para além de ser a pintora, Tarsila do Amaral, uma mulher vanguardista, de renome internacional, trata-se da tela brasileira que, com mais perfeição, representa o conjunto de pessoas que, unidas, demonstram a força de trabalho, realizam o coletivo.

Entre o direito do trabalho e o direito associativo não há distâncias. entre o direito do trabalho e as finalidades estatutárias da ANPT também não. existe, na verdade, uma relação orgânica, umbilical.

Como “trabalhadores” e “trabalhadoras” da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e do interesse social, a diferença está, entre nós, na despersonalização das identidades individuais, em prol da unidade e da indivisibilidade do próprio Ministério Público do Trabalho.

O inédito uso da cor branca reflete a paz que é preciso alcançar.

A comissão editorial agradece aos articulistas, às articulistas, aos membros e às membras que remeteram e remetem peças e artigos para serem avaliados e publicados, bem como à diretoria associativa, por todo o apoio, porque, apenas assim, é possível obter um resultado tão valioso.

Parabéns e vida longa à ANPT e à revista do Ministério Público do Trabalho!”

Em breve, a versão eletrônica da Revista estará disponível no site da ANPT, integrada pela reprodução da conferência de abertura, gentilmente cedida pelo Ministro Edson Fachin.