Foi lançado durante o Seminário Internacional Amianto e seus males: uma abordagem sócio-jurídica, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) em parceria com a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a versão em português do livro A Lã da Salamandra A verdadeira história da catástrofe do amianto em Casale Monferrato.
A ANPT foi a responsável pela tradução e pelo prefácio em português da obra.
De autoria do jornalista italiano Giampiero Rossi, A Lã da Salamandra apresenta a história verídica de Romana Blasotti Pavesi, que é considerada um símbolo da luta contra a fibra cancerígena na Itália. Romana perdeu marido, irmã, filha e parentes para o amianto. O livro resgata a saga de trabalhadores, moradores de uma cidade italiana chamada Casale Monferrato, onde a população transformou a sua tragédia pessoal em uma luta coletiva.
Segundo o vice-presidente da ANPT, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, o livro é de grande valia na luta contra os malefícios causados pelo amianto, porque relata histórias reais de tragédias provocadas pela exposição ao mineral. A obra demonstra de maneira inquestionável os efeitos concretos de todos os argumentos científicos e das teses acadêmicas e jurídicas que já conhecemos ha tanto tempo, mas que, lamentavelmente, não tem sido suficientes para levar ao efetivo banimento do amianto, realidade que esperamos venha a ser modificada em breve", afirmou Azevedo Lima, ao apresentar o livro aos participantes do seminário.