O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, participou na noite da última quinta-feira, 21/05, da inauguração da galeria de fotos dos ex-procuradores-chefes da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região (PRT-2). Ao todo, doze imagens foram descerradas na ocasião.
Durante a solenidade, Azevedo Lima destacou a relevância do resgate da memória institucional no âmbito do Ministério Público do Trabalho (MPT). Já nos ensinam os poetas, com a sabedoria que lhes é peculiar, que as nossas memórias contam as histórias das nossas vidas e, em especial, a importância de sempre se revisitar o passado para que possamos avançar para um futuro cada vez melhor.
O procurador falou da relevância da atuação da Regional que, de acordo com ele, muitas vezes serve de paradigma para a atuação da instituição no Brasil inteiro e que, em alguns casos, tem repercussão inclusive internacional. Ele destacou, nesse sentido, algumas atuações paradigmáticas da Regional, envolvendo combate à escravidão contemporânea, ao trabalho infantil e na promoção de um meio ambiente do trabalho adequado, algumas delas com condenações multimilionárias como decorrência dos danos ocasionados e reconhecidos a partir da atuação do MPT na 2ª Região.
Seguramente, para que essa destacada atuação seja hoje tão enfática e amplamente reconhecida há de se enfatizar o imprescindível papel desempenhado por todos que fizeram e fazem a história da PRT-2, os membros e servidores desta Regional de ontem, de hoje e de sempre, ressaltou, frisando também a relevância dessa atuação para a defesa e a promoção dos direitos sociais, na busca do resguardo dos interesses mais caros de toda a sociedade.