Foi lançado nessa quarta-feira, 11/03, o livro Migrações e trabalho, que reúne a concretização de estudos e pesquisas que nortearam as palestras e debates ao longo do Simpósio Internacional Migrações e Trabalho, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em março de 2014. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, e o vice-presidente da entidade, Ângelo Fabiano Farias da Costa, participaram do lançamento, que aconteceu na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Brasília, e contou, também, com a presença de diversos membros do MPT.
A obra tem início com estudos acerca das migrações em geral, no plano nacional e internacional, com histórico e análise de suas múltiplas facetas. De acordo com os organizadores do livro, os procuradores do Trabalho Erlan José Peixoto do Prado e Renata Coelho, a complexidade e a heterogeneidade das migrações contemporâneas são abordadas por renomados especialistas.
A presença de migrantes influencia nossos hábitos, nossa perspectiva jurídica, política e econômica das relações sociais e internacionais. É preciso buscar uma melhor compreensão dos anseios, problemas e realidade que dizem respeito a essa população, destinatária de um Direito ainda carente de efetiva concretização, ressaltam os coordenadores na apresentação da obra.