Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 15/08, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em Brasília, a solenidade de abertura do III Seminário do Fórum Nacional de Articulação do Ministério Público na Copa do Mundo. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, participou do evento, que teve a participação do ministro de Esporte, Aldo Rebelo, bem como de diversos conselheiros do CNMP, entre eles o representante do MPT no Conselho, o subprocurador-geral do Trabalho Jeferson Coelho.
Entre os temas abordados no Seminário, estão as manifestações sociais durante a Copa e a atuação da polícia, a remoção de famílias para a realização das obras, a fiscalização de gastos públicos e a garantia dos direitos dos torcedores e consumidores. O encontro é aberto à participação do público.
Segundo o coordenador do Fórum, conselheiro Fabiano Silveira, o seminário é uma excelente oportunidade para tomar contato com diferentes abordagens a respeito e afinar a atuação do Ministério Público na Copa do Mundo na ponta, em consonância com os anseios da sociedade. "Trata-se de um evento [a Copa] com o qual todos nos sentimos responsáveis. O Ministério Público precisa estar articulado para prestar seu trabalho da melhor forma, garantindo o cumprimento da Lei".
Aldo Rebelo, por sua vez, falou sobre a importância da realização da Copa do Mundo no Brasil e se mostrou otimista com o desempenho do país na promoção deste evento. O ministro destacou, ainda, a necessidade de se discutir e aprimorar as ações desenvolvidas para a Copa, como garantia de um desenvolvimento constante para o Brasil.
O Fórum
O Fórum Nacional de Articulação das Ações do MP na Copa do Mundo é um espaço institucional que visa à troca de experiências e de informações entre os vários ramos do Ministério Público. Tem o objetivo de aprimorar, coordenar e otimizar a fiscalização de obras, serviços e outros empreendimentos públicos voltados para a realização da Copa do Mundo no Brasil, além de estudar e conceber ações para garantir os direitos do consumidor e do torcedor.