Nesta terça-feira (7), foram premiados, em cerimônia virtual, os alunos e alunas vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola. O concurso reconhece os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais entre os produzidos pelos mais de 500 mil estudantes participantes, de 5 mil escolas localizadas em cerca de 300 municípios do país.
Nesta edição, foram entregues prêmios nas categorias conto, música, desenho e poesia, subdivididas em grupo 1, composto por alunas e alunos do 4° e 5º do ensino fundamental, e grupo 2, por estudantes do 6º e 7º ano ensino fundamental. A vice-presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado, integrou o corpo de jurados da categoria conto e participou da cerimônia de premiação.
“O MPT na Escola é simplesmente fantástico, pois envolve alunos e alunas, professores e professoras e a família. O projeto se utiliza do potencial de disseminadores de conhecimento que crianças e adolescentes sabidamente possuem. Desmitifica, ademais, a máxima de que Direitos Humanos servem apenas para defender bandidos, pois se compromete com a formação humanística, mormente no que concerne às garantias da infância e da juventude”, declarou Lydiane Machado.
A cerimônia contou com a participação do procurador-geral do Trabalho (PGT), José de Lima Ramos Pereira; do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alberto Balazeiro; do diretor do escritório do Brasil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Martin Hahn; da coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Ana Maria Villa Real; da gerente nacional do eixo educação do Projeto Resgate à Infância, Luísa Carvalho Rodrigues; e do representante do Movimento pelo Protagonismo Juvenil, Carlos Daniel Gomes dos Santos.
Clique aqui para ler mais sobre a cerimônia e conhecer a lista dos premiados.