No último dia 11 de abril, durante a solenidade de abertura do XXVII Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho (CNPT), a ANPT homenageou as mulheres do Ministério Público, nas pessoas da procuradora do Trabalho Denise Lapolla, das subprocuradoras-gerais do Trabalho Maria Aparecida Gugel e Sandra Lia Simón, da subprocuradora-geral da República Raquel Dodge e da procuradora regional do Trabalho Regina Butrus, que exerceram, no movimento associativo e/ou no Ministério Público da União, notadamente no Ministério Público do Trabalho, cargos ou encargos extraordinários de liderança.
A homenagem fez alusão à deliberação assemblear de 2021, que, por deferência à equidade de gênero e para assegurar a visibilidade das mulheres, aprovou a alteração da denominação associativa para “Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho”, com as alterações estatutárias pertinentes, mantida a sigla originária (ANPT).
A secretária-geral da ANPT, Adriane Herbst, acompanhada do presidente e da vice-presidenta, José Antonio Vieira e Lydiane Machado, procedeu à leitura do conteúdo das placas entregues às homenageadas.
“Pelas consabidas barreiras sociais e culturais existentes, as integrantes e os integrantes do Ministério Público do Trabalho têm o orgulho de pertencer à única instituição do sistema de justiça da União em que o número de mulheres já supera, inclusive em Segundo Grau, o de homens. Dos 1014 integrantes do Quadro de Associados e Associadas da ANPT, 543 são mulheres, ou seja, cerca de 54%. Era natural que a flexão de gênero fosse empregada na denominação associativa. A homenagem que fizemos celebra a deliberação assemblear e nos leva a refletir sobre a invisibilização das mulheres e a estrutural resistência a que ocupem espaços de poder e de fala”, afirmou José Antonio Vieira.
Conheça o teor das placas:
DENISE LAPOLLA
“A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES E DAS PROCURADORAS DO TRABALHO – ANPT vem homenageá-la por todo o apoio prestado, nos biênios 2020/2022 e 2022/2024, à Presidência e à Vice-Presidência, sobretudo na sensível, diligente, eficaz e resoluta gestão dos interesses das associadas e dos associados aposentados, aposentadas e pensionistas.”.
MARIA APARECIDA GUGEL
“A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES E DAS PROCURADORAS DO TRABALHO – ANPT vem homenageá-la pela coliderança do Ministério Público do Trabalho, desde 2019, pautada por valores imprescindíveis ao fortalecimento institucional, muito particularmente pela empatia e pela valorização da diversidade, inclusive na estruturação da carreira.”.
RAQUEL DODGE
“A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES E DAS PROCURADORAS DO TRABALHO – ANPT vem homenageá-la pela aguçada sensibilidade, pela notória competência e pelo comprometimento público que distinguem a sua carreira, coroada pelo cargo de Procuradora-Geral da República, no biênio 2017/2019, quando Vossa Excelência se tornou a primeira mulher a liderar o Ministério Público da União.”.
REGINA BUTRUS
“A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES E DAS PROCURADORAS DO TRABALHO – ANPT vem homenageá-la pelo exercício da Presidência nos biênios 2000/2002 e 2002/2004, quando, além de inúmeras outras conquistas sobremaneira significativas, foi aprovada uma reforma estatutária fundamental ao fortalecimento do movimento associativo. Vossa Excelência, a segunda mulher a liderar a ANPT em 45 anos, tornou-se, para sempre, referência e modelo de competência, de engajamento, de apreço ao Ministério Público do Trabalho e de dedicação à Classe.”.
SANDRA LIA SIMÓN
“A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROCURADORES E DAS PROCURADORAS DO TRABALHO – ANPT vem homenageá-la pela redobrada dedicação ao Ministério Público do Trabalho, ao longo de uma carreira marcada pelo exercício de diversos cargos e encargos extraordinários, entre os quais se destaca o de Procuradora-Geral do Trabalho, nos biênios 2003/2005 e 2005/2007, quando se tornou a primeira mulher a liderar o Ministério Público do Trabalho, sempre deferente às legitimas aspirações da Sociedade, da Classe e do movimento associativo.”.