Notícias

No Senado, Diretor da ANPT defende aumento da fiscalização e enrijecimento das penalidades para a diminuição de acidentes de trabalho

No Senado, Diretor da ANPT defende aumento da fiscalização e enrijecimento das penalidades para a diminuição de acidentes de trabalho

O diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Bruno Martins Mano Teixeira, participou de sessão no Senado Federal, na quarta-feira (13), voltada à promoção do Movimento Abril Verde, criado para a conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho.

Para o diretor, o principal motivo da ocorrência de acidentes do trabalho é o descumprimento das normas de saúde e segurança. “Onze trabalhadores morreram durante as construções de estádios da Copa do Mundo no Brasil. Na Copa da Alemanha, trabalhador algum faleceu. Acidentes, ao contrário do que comumente se afirma, não acontecem por acaso. Acidentes acontecem devido ao descumprimento das normas”, enfatizou.

Segundo Bruno Teixeira, para mudar o quadro é preciso aumentar a fiscalização e enrijecer as penas. “Fazendo um paralelo com a lei seca, a tolerância zero ao álcool no trânsito, o maior rigor na fiscalização e o maior valor nas multas aplicadas geraram, segundo dados oficiais do próprio governo federal, uma redução de quase 30% em casos de acidentes de trânsito fatais. Isso mostra como o aumento da fiscalização e o enrijecimento das sanções são medidas eficazes para reduzir acidentes”, defendeu.

Clique aqui e assista a fala do procurador (a partir de 2h22m25s).

Abril Verde
Abril é o mês de conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho em razão de duas datas importantes: o Dia Mundial da Saúde (7) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28). Esse último teve origem em uma tragédia ocorrida em 1969, quando, em virtude da explosão de uma mina nos Estados Unidos, morreram 78 trabalhadores.

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.