Notícias

Nota Oficial - Ministério Público do Trabalho cria Grupo Especial para ações trabalhistas da Operação Mar de Lama

Nota Oficial

Ministério Público do Trabalho cria Grupo Especial para ações trabalhistas da Operação Mar de Lama

A partir de hoje, (2/02), entra em atividade no Ministério Público do Trabalho (MPT) um Grupo Especial de Atuação Finalística (GEAF), constituído por Procuradores do Trabalho de diferentes estados da Federação, para conduzir as investigações e ações judiciais trabalhistas relacionadas com a Operação Mar de Lama, em Governador Valadares.

A iniciativa do Procurador-Geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, soma-se às ações da Operação Sicários, deflagrada no dia 26 de janeiro, para “impedir atos intimidatórios contra autoridades públicas oficiantes na Operação”.

 “A Polícia Federal e o Ministério Público estão absolutamente coesos e articulados em torno de cada desdobramento da Operação Mar de Lama, para coibir imediatamente a menor ameaça a autoridades que estejam à frente das investigações. Essa é mais uma resposta das instituições públicas, que não se afastarão de suas atribuições legais, até a completa apuração e punição de responsáveis”, enfatiza Ronaldo Fleury.

Com a despersonalização, nenhum membro do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais atuará em ações judiciais ou qualquer ação de investigação trabalhista relacionada com a Operação Mar de Lama. A atuação do MPT passa a ser articulada nacionalmente, de modo que Procuradores diversos serão acionados a cada etapa, sempre acompanhados por seguranças e agentes da Polícia Federal.

O MPT investiga, no Município de Governador Valadares, fraude em acordos trabalhistas firmados com a participação do sindicato de trabalhadores e empresas do ramo de transportes, mediante recebimento de propinas pagas para que os interesses da classe patronal fossem privilegiados, em prejuízo da classe trabalhadora. A ação judicial tramita na Justiça do Trabalho em Governador Valadares.

Belo Horizonte, 2 de fevereiro de 2017.

Ministério Público do Trabalho

 

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.