O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa, participou na quarta-feira (11) da solenidade de posse da nova diretoria, do conselho fiscal e diretores regionais da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Assumiu como presidente da entidade o promotor Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares.
Já os promotores de Justiça do Maranhão Tarcísio José Sousa Bonfim e Paulo Penteado Teixeira Júnior, do estado de São Paulo, passam a ocupar os cargos de 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente.
Na ocasião, o novo presidente da Conamp também assumiu a coordenação da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) pelos próximos seis meses, substituindo o presidente da ANPT.
Em seu discurso ao deixar o cargo de coordenador da Frentas, o presidente da ANPT ressaltou a importância do trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelo grupo, principalmente no sentido da manutenção da unidade do Ministério Público e da magistratura frente às batalhas enfrentadas diariamente pelas carreiras. “Essas são carreiras fundamentais para o estado democrático de direito. A Frentas é composta por um corpo associativo que reúne cerca de 40 mil juízes e membros do MP e que passou a se conhecida pelos três poderes e pelas mais diversas autoridades”, lembrou.
O procurador falou ainda do trabalho articulado da Frentas em diversos temas em tramitação no Congresso Nacional. Como exemplo, ele citou a articulação no enfrentamento da chamada PEC emergencial (PEC 186/2019). A proposta tem entre seus objetivos a contenção do crescimento das despesas obrigatórias para todos os níveis de governo, de forma a viabilizar o gradual ajuste fiscal.
Confira a nova composição da Conamp:
Diretoria
Presidente: Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares (PA)
1º vice-presidente: Tarcísio José Sousa Bonfim (MA)
2º vice-presidente: Paulo Penteado Teixeira Júnior (SP)
Secretário-geral: Romão Ávila Milhan Júnior (MS)
Tesoureiro: José Silvério Perdigão de Oliveira (MG)
Conselho Fiscal
Presidente: Lauro Tavares da Silva (AM)
Vice-presidente: Marcos Antônio Matos de Carvalho (PE)
Secretário: Enéias Xavier Gomes (MG)
Membro: Roberto Aparecido Turin (MT)
Membro: Marcelo Gomes Silva (SC)
Diretores Regionais
Norte - Luciano Casaroti (TO)
Nordeste - Márcio Gondim (PB)
Centro-Oeste - José Carlos Nery (GO)
Sul - Martha Beltrame (RS)
Sudeste - Pedro Ivo (ES)