Notícias

Novo ministro do STM defende mudanças na Justiça Militar da União

Novo ministro do STM defende mudanças na Justiça Militar da União
“Os brasileiros precisam da Justiça todos os dias de suas vidas. Sem Judiciário forte e independente, não há direitos resguardados; não há verdadeiro Estado Democrático de Direito”. A afirmação é do novo ministro do Superior Tribunal Militar (STM), José Barroso Filho, que tomou posse na tarde dessa quinta-feira, 10/04. Ele ocupa o lugar do ministro Carlos Alberto Marques Soares, que se aposentou em 2013. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, acompanhou a solenidade de posse juntamente com demais membros do Ministério Publico, do Judiciário e dos Poderes Executivo e Legislativo.
O ministro reafirmou, na ocasião, a importância da Justiça Militar da União, que tem como característica maior a de integrar o Judiciário brasileiro, não sendo um órgão administrativo ou uma Corte Marcial, como em outros países. Ele ressaltou que a Justiça Militar da União acata os princípios projetados pelas Nações Unidas para as jurisdições militares no mundo com estrita observância aos Direitos e Garantias Constitucionais.

Aos 206 anos, a Justiça Militar tem desafios importantes para melhor atender às necessidades da sociedade brasileira. Dentre eles, o ministro José Barroso Filho defende a ampliação da competência da Justiça Militar da União para julgar as ações judiciais que tratem de infrações disciplinares e matéria administrativa, e a aplicação das leis penais extravagantes nos processos julgados pela JMU.