Na manhã desta quarta-feira, 18/03, a presidente da República, Dilma Rousseff, lançou o Pacote Anticorrupção, que trata de um conjunto de propostas elaboradas pelo Executivo para inibir e punir irregularidades na Administração Pública. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, participou da solenidade, que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília.
De acordo com a presidente da República, o combate à corrupção é uma questão fundamental na democratização do poder. A guerra contra a corrupção deve ser, simultaneamente, uma tarefa de todas as instituições, uma ação permanente do governo e também um momento de reflexão da sociedade de afirmação de valores e de éticos, afirmou. A maioria das medidas anunciadas hoje passará pelo Congresso.
A presidente destacou que as mudanças propostas contaram, em sua elaboração, com a parceria dos três Poderes da República e do Ministério Público. Entre as medidas foi destacada a importância do projeto transformando em crime a prática de caixa dois e a lavagem de dinheiro, o pedido de urgência do Projeto de Lei que trata do enriquecimento ilícito de funcionário público e a extensão do critério da lei de ficha limpa para cargos de confiança nos três poderes na nação.
Legendas:
Foto 1: Presidente da República
Foto 2: Presidente da ANPT e representantes de outras entidades de classe
Foto 3: Representantes de entidades de classe com o secretário da Reforma do Judiciário, Flávio Caetano
Foto 4: Entidades de classe com o ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias
Foto 5: Deputado Henrique Fontana (PT/RS) com entidades de classe do MP
Créditos:
Fonte: Palácio do Planalto
Foto principal: Roberto Stuckert Filho/PR