Notícias

Pesquisa traça perfil sociodemográfico e profissional dos(as) membros(as) do Ministério Público brasileiro

Pesquisa traça perfil sociodemográfico e profissional dos(as) membros(as) do Ministério Público brasileiro

Está disponível o e-book com os resultados da pesquisa nacional que traça um panorama sobre o perfil sociodemográfico, as trajetórias profissionais e as percepções dos(as) membros(as) do Ministério Público brasileiro. A iniciativa, de caráter acadêmico, contou com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), entre outras instituições.

O levantamento foi realizado entre agosto e outubro de 2024, sob a coordenação de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em parceria com o Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT/CNPq).

O objetivo do estudo é fornecer dados que possam subsidiar o desenvolvimento de políticas institucionais e fortalecer o conhecimento sobre a composição e o funcionamento do Ministério Público no país. A pesquisa contou com a participação voluntária de 2.054 membros e membras do MP, que responderam a um questionário elaborado de forma colaborativa, com sugestões das próprias unidades e ramos do Ministério Público.

“É sempre muito importante iniciativas como essa, que contribuem para um olhar mais aprofundado e qualificado sobre a realidade do Ministério Público brasileiro, ainda que ela tenha um viés mais voltado para um ramo específico, até mesmo em razão da pouca participação dos membros e das membras dos demais ramos. Conhecer o perfil, as trajetórias e os desafios de quem integra o MP é essencial para fortalecer nossa atuação, promover a equidade interna e aprimorar o cumprimento da nossa missão constitucional em defesa dos direitos fundamentais e da ordem jurídica”, destaca a presidenta da ANPT, Adriana Augusta de Moura Souza.

O estudo apresenta uma análise detalhada sobre o perfil dos integrantes do MP, incluindo aspectos sociodemográficos, percursos de carreira e percepções institucionais. Também aborda temas sensíveis e fundamentais, como o controle da atividade policial, a atuação em defesa dos direitos humanos, a política criminal e a visão dos membros sobre o papel do Ministério Público na sociedade.

A pesquisa foi conduzida com rigor acadêmico, garantindo o sigilo das informações dos(as) participantes, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A coordenação geral esteve a cargo da professora Ludmila Ribeiro, da UFMG, com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em sociologia, ciência política, direito, história e comunicação.

O e-book com os resultados completos já está disponível para consulta pública e pode ser acessado aqui.

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.