Notícias

Prêmio CNMP contempla os 24 melhores projetos e boas práticas do MP

Prêmio CNMP contempla os 24 melhores projetos e boas práticas do MP
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizou nesta terça-feira, 6/8, em Brasília, a solenidade de entrega do Prêmio CNMP. Mais de duzentas pessoas, entre procuradores do Trabalho, conselheiros e ex-conselheiros do CNMP, procuradores-gerais de Justiça, membros e servidores de diversos ramos Ministério Público, marcaram presença na primeira edição do evento. O prêmio foi criado para dar visibilidade aos programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público.
Das 414 iniciativas concorrentes, 24 foram contempladas com primeiro, segundo e terceiro lugar nas seguintes categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Diminuição da Criminalidade e Corrupção; Unidade de Eficiência e Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Relacionamento; Profissionalização da Gestão; e Tecnologia da Informação. Além disso, 11 projetos mereceram menção honrosa.


O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, acompanhado da vice-presidente da entidade, Daniela Varandas esteve presente no evento. Azevedo Lima, por sua vez, entregou na ocasião a menção honrosa dos gestores Djailson Martins Rocha (procurador do Trabalho) e Wendel Luís Táboas, pela iniciativa PCD Legal. Trata-se de uma biblioteca virtual com conteúdo acessível a todos com o objetivo de oferecer o conhecimento sobre temas importantes para o desenvolvimento da cidadania.


Já o prêmio segundo lugar na categoria Indução de Públicas Públicas, com o tema Políticas Públicas de combate ao trabalho infantil, foi dado ao gestor do projeto, procurador do trabalho Rafael Dias Marques. A lista de vencedores foi elaborada por Comissão Julgadora, conforme regulamento, na qual a vice-presidente da ANPT fez parte.



Durante a premiação, a presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, conselheira Claudia Chagas, explicou que o prêmio encerra mais uma etapa do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público para o período de 2011-2015, desenvolvido a partir de uma grande articulação entre as unidades do Ministério Público, sob a coordenação do Conselho. "O Planejamento Estratégico Nacional foi um projeto inédito e ambicioso, uma vez que buscou a convergência e a autuação integrada do Ministério Público, sem violar autonomia das instituições e independência funcional de procuradores e promotores. O objetivo foi dialogar para encontrar as prioridades do Ministério Público brasileiro", disse ela.


O corregedor nacional do Ministério Público, e subprocurador-geral do Trabalho, Jeferson Coelho, encerrou a solenidade de premiação, representando o presidente do CNMP, Roberto Gurgel. Ele parabenizou os vencedores e a equipe de organização do Prêmio CNMP. "É um prêmio simbólico, mas de grande importância. É um reconhecimento para atividades de grande relevância social ou institucional", disse. Segundo ele, boas práticas têm a capacidade de potencializar a atuação da instituição. "Uma única ação bem sucedida, desenvolvida por um membro do Ministério Público, poderá ser replicada pelos mais de 12 mil membros em todo Brasil, com grande impacto social", concluiu.


* Com informações CNMP





Foto 1:Presidente da ANPT e os ganhadores da menção honrosa
Foto 2:Pronunciamento do corregedor nacional do Ministério Público
Foto 3:Rafael Dias Marques durante a entrega do prêmio
Foto 4: Presidente e vice-presidente da ANPT

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.