Nessa terça feira (3) foi realizada a cerimônia de entrega do 5º Prêmio MPT na Escola. A ação é promovida pelo Ministério Público do Trabalho, em parceria com a secretarias municipais de educação, e tem como objetivo premiar trabalhos produzidos por alunos do ensino fundamental de nove estados brasileiros, com temas sobre o combate ao trabalho infantil e da aprendizagem profissional. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa, participou da solenidade, realizada no auditório da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília.
Em sua manifestação, o presidente da ANPT parabenizou o MPT pela organização do projeto e disse que é importante a conscientização sobre a questão do combate ao trabalho infantil. ““Parabenizo os colegas do Ministério Público do Trabalho que atuam com essa temática e vestem a camisa, assim como eu, dessa causa que é tão nobre para a população brasileira”, disse. Ele também elogiu o trabalho dos professores e diretores e coordenadores das escolas “que levam esse ensinamento tão fundamental para que possamos trazer uma conscientização às famílias da sociedade brasileira”.
Regras
O prêmio “MPT na Escola” é realizado em três etapas: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, as escolas participantes submetem à secretaria municipal de educação os trabalhos de seus alunos. Nesta fase, a seleção é realizada pelo governo do município. Já na etapa estadual, as secretarias municipais de educação inscrevem os trabalhos vencedores, e a seleção dos melhores de cada estado fica a cargo da Coordinfância regional. Por fim, os primeiros lugares de cada estado competem na seleção dos vencedores nacionais do prêmio, promovida pela Coordinfância nacional.
Por Gabryel Jackson, estagiário sob supervisão.