Notícias

Presidente da ANPT ressalta poder de transformação social do Direito do Trabalho em evento no Espírito Santo

Presidente da ANPT ressalta poder de transformação social do Direito do Trabalho em evento no Espírito Santo

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira, participou da abertura do evento “Desafios atuais e novos rumos do Sistema de Justiça Trabalhista”, organizado em celebração aos 30 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo, 17ª Região.

 

José Antonio Vieira ressaltou que a valorização do trabalho e a preservação da dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras são essenciais à efetivação do ideário da justiça social.

 

“sobretudo no atual contexto socioeconômico, é preciso desenvolver e implementar políticas públicas efetivas de geração de emprego e renda, que demandam um sólido arcabouço legislativo de proteção, que ganha concretude com a atuação livre, firme e resoluta da Justiça e do Ministério Público do Trabalho, Instituições das quais o País não pode prescindir, assim como também não pode prescindir do próprio Direito do Trabalho. Mais do que simplesmente disciplinar a realidade social, o Direito do Trabalho é capaz de transformá-la”, declarou o Presidente.

 

Também foi abordada a atuação legislativa da ANPT. 

 

“Podemos comemorar, por exemplo, a caducidade da Medida Provisória nº 927,  a rejeição, pelo Senado Federal, da Medida Provisória nº 1045, e a da Proposta de Emenda à Constituição nº 5, que, a pretexto de alterar a composição do CNMP, ampliaria sobremaneira a ingerência política no órgão de controle financeiro, administrativo e disciplinar e, consequentemente, atentaria contra a autonomia e a independência institucionais, pilares do Estado Democrático de Direito, garantias da sociedade”, acrescentou.

 

Diversas autoridades prestigiaram o evento, como o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Luiz Phillipe Vieira de Melo Filho, o presidente do TRT-17, desembargador Marcello Maciel Mancilha, o presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho, e o presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, Luiz Antonio Colussi.

 

O presidente da ANPT, José Antonio Vieira, acompanhado dos procuradores do Trabalho no Espírito Santo Vitor Borges da Silva, Eduardo Maia Tenorio da Cunha, Levi Scatolin e Marcos Mauro Rodrigues Buzato.

Clique aqui e leia mais sobre o congresso.