Notícias

Procurador-geral da República recebe representantes de entidades de classe do MPU

Procurador-geral da República recebe representantes de entidades de classe do MPU
Na última sexta-feira, 19/06, representantes das entidades de classe dos membros do Ministério Público da União (MPU), entre eles o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, estiveram reunidos com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na ocasião, eles trataram de temas relativos aos ramos do MPU e aos processos eleitorais que se aproximam para escolha dos integrantes das listas tríplices para o cargo de procurador-geral da República e de procurador-geral do Trabalho para o biênio 2015/2017.
Durante a reunião, o presidente da ANPT entregou a Janot moção dos membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) para que seja respeitada a vontade expressada pelo colégio de procuradores do Trabalho no que diz respeito à escolha do procurador-geral do Trabalho, nomeando-se o candidato que receber o maior número de votos, de modo a se respeitar a vontade da classe. "Entendemos que estamos num momento extremamente oportuno para enfatizar essa questão, que é muito cara aos membros do MPT, até porque as campanhas estão ainda em sua fase inicial, demonstrando-se que o que se pleiteia, quando destacamos a relevância de se nomear aquele efetivamente escolhido pela classe, leva em conta um critério estritamente objetivo e democrático, sem direcionamento em benefício de quaisquer dos candidatos, mas sim dando-se concretude a um princípio tão importante para todos nós", destacou Azevedo Lima para o procurador-geral da República.

Ele também convidou Janot, na oportunidade, a participar de debate que a ANPT promoverá com participação de todos os candidatos a procurador-geral do Trabalho, no dia 30 de julho. "A presença do procurador-geral da República no debate seria muito importante para os membros do MPT, razão pela qual faço questão de convidá-lo nesta oportunidade, esperando podermos contar com a sua presença", disse.

Outro ponto abordado pela ANPT e pelos presidentes das demais Associações – Giovanni Rattacazzo, da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), e Elísio Teixeira, da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) – disse respeito ao processo eleitoral para escolha dos integrantes da lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República, inclusive buscando garantir-se uma participação mais efetiva dos membros de todos os ramos do MPU em todo esse processo.

Neste sentido, eles debateram detalhes alusivos à formatação e cronograma de debate do qual participarão os candidatos, sendo tal debate promovido exclusivamente para os membros do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Militar e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Os outros três candidatos – Carlos Frederico Santos, Mario Bonsaglia e Raquel Dodge – também deverão se reunir nos próximos dias com os presidentes das Associações.



Foto: Ascom/ANPR

Baixe o aplicativo ANPT e tenha acesso fácil as informações.