Foi realizada na terça-feira (3), a cerimônia virtual de entrega da premiação aos vencedores e vencedoras da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola. A presidenta da ANPT, Adriana Augusta de Moura Souza, participou da solenidade que agraciou estudantes de escolas públicas que tiveram os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos.
Em seu discurso, a procuradora enfatizou a importância do projeto MPT na Escola para conscientizar e fomentar na sociedade o respeito pelos direitos das crianças e adolescentes. Ela reforçou também o apoio da entidade a toda iniciativa que tenha o objetivo de reforçar a importância da educação de qualidade.
“Faço questão de reforçar a importância da educação de qualidade para a pujança de um país e a proteção integral à infância e à adolescência como projeto de vida em sociedade, dando concretude ao art. 205 da constituição federal, que proclama que a educação, direito de todos e todas, visa ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, disse a presidenta.
Além disso, Adriana Augusta também discorreu sobre a importância da arte como uma “linguagem dos sentidos”, permitindo a transmissão de significados que não poderiam ser expressos por meio de outro tipo de linguagem. “Através das artes temos a representação simbólica dos traços espirituais, materiais, intelectuais e emocionais que caracterizam a sociedade ou o grupo social, seu modo de vida, seu sistema de valores, suas tradições e crenças”, lembrou.
Ela destacou ainda que conto, poesia, música e desenho são expressões artísticas que representam, com significado e imaginação, o conhecimento elaborado a partir das aulas ministradas com suporte do material pedagógico confeccionado pelo Ministério Público do Trabalho. “Despertar a reflexão de forma lúdica e criativa sobre os desafios do trabalho infantil e sua repercussão na vida adulta é uma forma alvissareira, porque desafiadora, de disseminar conteúdo jurídico e de formação da consciência humana”, informou.
Prêmio MPT na Escola
O Prêmio MPT na Escola tem o objetivo de reconhecer os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de alunos e alunas, do 4° ao 7° ano do ensino fundamental, de instituições públicas que participam do projeto em todo o Brasil. As categorias do prêmio são: conto, desenho, música e poesia.
As premiações foram divididas em duas categorias, alunos do 4° e 5° ano do ensino fundamental fizeram produções sobre o trabalho infantil, enquanto alunos do 6° e 7° ano produziram sobre a aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes.
O evento virtual contou com a presença de estudantes e profissionais de educação que foram finalistas do prêmio. Participaram da solenidade, também, além da presidenta da ANPT, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, a coordenadora nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, Luísa Carvalho Rodrigues, a gerente do Projeto MPT na Escola, Cândice Gabriela Arosio, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Evandro Valadão, o diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Vinícius Carvalho Pinheiro, a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho (FNPETI), Katerina Volcov.
Clique aqui e confira a relação de ganhadores do Prêmio MPT na Escola 2024.